Fascite plantar pode ser a cause das dores no calcanhar. Conheça esse problema.
A dor no calcanhar aparece gradualmente e piora com o tempo. Geralmente é sentida como uma dor intensa no momento da pisada, e se torna mais forte ao dar o primeiro passo depois de um período de inatividade (ex: após levantar da cama) ou quando ficamos em pé por muito tempo.
Estimativas sugerem que cerca de um terço das pessoas têm dor em ambos os calcanhares, mas, na maioria dos casos, apenas um pé é afetado.
Grande parte das dores no calcanhar são causadas pela FASCITE PLANTAR, uma lesão ou espessamento na faixa de tecido do pé conhecida como fáscia plantar. Essa faixa de tecido corre sob a sola do pé, conectando o osso do calcanhar aos ossos do pé, e atuando como uma espécie de amortecedor plantar.
Há uma série de medidas que podem ser tomadas para ajudar no alívio da dor no calcanhar e acelerar a recuperação, como por exemplo:
– Evitar andar longas distâncias e ficar em pé por longos períodos;
– Manter o peso saudável para evitar o excesso de pressão sobre os pés;
– Alongar os músculos da panturrilha e da fáscia plantar regularmente;
– Aplicar gelo sobre o calcanhar afetado;
– Uso de analgésicos ou anti-inflamatórios (quando receitado pelo médico);
– Uso de calçados no tamanho correto, com bom apoio e amortecimento para o pé (tênis de corrida são particularmente úteis);
– Evitar o uso de sapatos totalmente sem salto;
– Uso de palmilhas ortopédicas sob medida para distribuir a pressão no momento da pisada e aumentar o conforto.
Em cerca de um em 20 casos, os tratamentos acima não são suficientes e a cirurgia pode ser recomendada para liberar a fáscia plantar.

Leave a comment