Unha encravada, ainda é motivo de grande desconforto. A intervenção cirúrgica normalmente não resolve o problema. Os podólogos entendem que, em 99% dos casos, é possível solucionar o problema sem a intervenção cirúrgica.

 

A unha encravada é uma dolorosa afecção que aparece frequentemente na última falange do primeiro dedo e geralmente ao seu redor, desenvolve-se um tecido granulo matoso. O tratamento está restrito somente à retirada da espícula (pedaço da unha) e não da unha propriamente dita.

 

Tratamento:Para a retirada do fragmento ungueal (espícula), procede-se da seguinte forma: 1) Assepsia dos pés; 2) Limpeza da zona a tratar com solução fisiológica; 3) Com bisturi de unha, faz-se um corte da unha desde o ponto 1 até o ponto 2 a 4 ou 5 mm da borda lateral da mesma; 4) Separa-se suavemente o fragmento cortado e em seguida retira-se o mesmo. 5) Finalmente, aplica-se uma curativo cirúrgico, cicatrizante e bactericida e protege-se o dedo. Após dois dias, o cliente deverá retornar para a retirada do mesmo. Pode haver a necessidade de um segundo curativo.

Leave a comment