Popularmente conhecida como “olho-de-peixe”, a verruga plantar se apresenta como um espessamento e elevação da pele dos pés, com uma região amarelada e um ou mais pontos negros centrais. É causada pelo vírus do papiloma humano HPV e deve ser tratada com um profissional. Pois frequentemente provoca dores ou incômodo ao caminhar. Existem diversas maneiras de se tratar as verrugas plantares, desde as mais simples às mais cientificas.

TratamentoA forma de tratamento para estas podopatias fica a critério de cada profissional, pois podem ser tratadas através do uso de palmilhas dotadas de zona de descarga para as áreas dolorosas, ou com medidas físicas e químicas para a retirada do centro da lesão.

O importante é lembrar que o tratamento deve ser levado a sério e pelo tempo necessário, ou seja, visitas ao podólogo uma ou duas vezes por semana pelo período de um mês. De maneira geral em um mês a maioria dos portadores (70%) já não apresentará infecção local.
Durante o tratamento é aconselhável manter-se afastados os pacientes das atividades em locais que possam favorecer a inoculação viral de outras pessoas.
O aparecimento de textura normal da pele e a redução da hiperqueratose circundante da lesão é o critério utilizado para a alta do paciente.

Leave a comment