Não basta, apenas, visitar a pedicure. É importante ter cuidados diários com os pés. Não só está a contribuir para que fiquem impecáveis no Verão, quando usa sandálias, mas também a contribuir para o seu bem-estar!

• Limpe os pés – A pele dos pés é mais espessa e resistente do que a de outras áreas do corpo, por isso facilmente a sola fica com calosidade e células mortas. Assim, para retirar o excesso de calosidade deve se procurar um podologo mensalmente para executar o procedimento nescessário e com segurança.
• Unhas impecáveis – Corte as unhas de quinze em quinze dias, de preferência depois do banho. Use um alicate ou uma tesoura para, as cortar. Também pode simplesmente apará-las com uma, lima, sobretudo se for regularmente à pedicure. Não deve cortar demasiadas as unhas, nem deixá-las muito compridas. O fato de estarem muito compridas contribui para a acumulação de resíduos e traumas; e se as cortar demasiado pode correr o risco de lhe encravar.
• Cuidado com a cuticúla – Para ter umas unhas apresentáveis, o ideal é empurrar a cutícula cuidadosamente com uma espátula própria. O excesso de pele pode ser removido com o alicate, mas tem de ter muito cuidado, pois pode correr o risco de ter uma inflamação. Se não estiver habituada a retirar o excesso de pele, depois de empurrar a cutícula, o melhor é deixar esta tarefa para a pedicure.
• Lave muito bem os pés – Lave muito bem os pés! Não basta deixar que escorra a água enquanto toma uma ducha. Deve passar com a esponja entre os dedos. Depois o banho, é importante secar muito bem os pés, pois a umidade acumulada pode dar origem a micoses e pé de atleta (frieiras).
• Calos o que fazer – O uso de sapatos apertados, não arejados e de salto alto facilita o aparecimento de calos. Este deve ser retirado por uma especialista. Mas, a calosidade que costuma aparecer na zona dos calcanhares e na sola dos pés não passa de uma reação natural da pele ao atrito causado pelo andar, pela má postura ou pelo uso de certo tipo de calçado. Para atenuar esta calosidade, deve se procurar um podologo mensalmente, para realizar o procedimento necessário. Corrigir a postura e usar calçado confortável. Se não fizer nada, a calosidade acumula o que é pior, pois causa incômodo e dores.
• Algumas rachaduras ocorrem por se andar muito descalço, ou com sandálias e tamancos abertos. Além disso, intoxicação, má circulação, mal funcionamento dos rins e doenças da pele também causam rachaduras nos pés e ressecamento.
• Lixar demais os pés deixa a camada da pele mais fina, obrigando o organismo a renová-la, deixando mais dura e espessa. O melhor é lixar bem pouquinho ou não lixar, e hidratar muito.
• Não cortar calos, cutículas e cantos das unhas
• Não usar escalda-pés ou bolsas de água quente ou gelo
• Fazer o auto-exame: calos, cortes, ulcerações

Leave a comment