Tradicionalmente o calçado (d) esportivo, feminino pouco mais era do que uma versão em tamanhos menores do calçado masculino. Desde 2000, os fabricantes lentamente começaram a diferenciar o calçado feminino do masculino por razões anatômicas, morfológicos, e biomecânicas. Primeiro, pequenas, alterações e eventualmente adaptações mais específicas às diferenças anatômicas e estruturais femininas.
As mulheres precisam de calçado (d) esportivo, diferenciado pelas seguintes razões:
A anatomia dos pés femininos
A percentagem de massa corporal
A Biomecânica
O ciclo de ovulação
A anatomia dos pés femininos
Os pés femininos apresentam um tornozelo mais estreito em relação ao ante pé, que os masculinos, se compararmos dois pés, um masculino e outro feminino, com o mesmo comprimento, o feminino apresentará um tornozelo mais estreito. Por essa razão, quando se calça um par de sapatos masculinos a uma mulher, por vezes acontece um escorregar (vulgo chinelar) no calcanhar. Esta diferença anatômica é muitas vezes a razão por detrás das senhoras comprarem calçados, alguns tamanhos abaixo;
fazem-no para não sentir esse irritante chinelar. A solução não passa por utilizar calçado menor, compre os sapatos com a largura adaptada, caso o chinelar persista,modifique a técnica de laçagem do calçado. Para acomodar corretamente o pé feminino os fabricantes começaram a utilizar formas adaptadas às necessidades específicas das mulheres, adicionalmente é comum ver o tornozelo/calcanhar dos sapatos com maior almofadado.

Leave a comment