O calçado ortopédico é “o calçado especificamente concebido ou adaptado para correção ou compensação de deficiências, deformações ou limitações de funcionalidade do pé ou parte do pé, de natureza congênita ou adquirida por doença ou traumatismo”, conceito que abrange o seguinte calçado:
Calçado ortopédico fabricado por medida, de acordo com os requisitos individuais de cada um; e ainda Calçado ortopédico pré-fabricado (apelidado no meio de “semi-ortopédicos”, considerando-se como tal o calçado ortopédico produzido em série, incluindo aquele que é fabricado com altura extra para os dedos, palmilha almofadada e abertura anterior longa; Calçado estandardizado transformado em calçado ortopédico.

O calçado ortopédico tem como principais, os seguintes objetivos:

-Redistribuição de forças (postura, equilíbrio, biomecânica, pressões)
-Melhorarem a estabilidade e o apoio
-Acomodar deformidades e/ou zonas de pressão
-Aliviar a dor.

O mesmo é conseguido através da fabricação do calçado à medida do pé, ou com correções/adaptações (internas ou externas). Ortopédico pé fabricado ou semi-ortopédicos O calçado semi-ortopédicos deve obedecer a 4 características. Interior profundo para aceitar palmilhas de prescrição médica de multi-densidade. Fecho ajustáveis, como adaptadores ou velcros. Desenhos fechados no calcanhar. Disponíveis em meios tamanhos (na escala anglo-saxônica) com um mínimo em três larguras.Calçado estandardizado transformado.

A acomodação é de extrema importância no que respeita a calçado ortopédico. O calçado ortopédico é útil, não só para situações de deformidades, mas também em outras situações, como por exemplo, perturbações na marcha de caráter neurológico.

Botas ortopédicas infantis;
A ortopedia moderna respeita as regras de crescimento do pé e da marcha das crianças, salvo em casos de deformações ou patologias serias, o calçado ortopédico não será indicado, pelo menos antes dos 4 anos, dependendo obviamente da opinião do seu médico.

Leave a comment